Por onde começar

click.png
click.png
click.png
click.png

Alguns livros basilares da ADC

Discurso e Mudança Social de Norman Fairclough. A publicação de 1992 foi traduzida e publicada no Brasil em 2001. Apresenta as concepções de Fairclough para a análise de discurso crítica. 

Discourse in late modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis de Lili Chouliaraki e Norman Fairclough. Publicado em 1999, este livro não foi traduzido ao português. A obra apresenta as mudanças que ocorreram na abordagem dialético-relacional da ADC. 

Analysing Discourse: Textual Analysis for Social Research de Norman Fairclough. A obra publicada em 2003, também, não traduzida, é pensada para pesquisadores sociais que querem trabalhar com análise textual. O livro apresenta possibilidades da análise textual na abordagem dialético-relacional e retoma conceitos apresentados pelo autor anteriormente.

Discurso e Poder de Teun A. van Dijk. 

Cognição, discurso e interação de Teun A. van Dijk. 

Uma ideia sobre a Linguística-Sistêmico Funcional

An Introduction to Functional Grammar de M. A. K. Halliday, revisado por Christian M. I. M. Matthiessen. Com sua quarta edição publicada em 2014, a obra sem tradução ao português, apresenta a Linguística Sistêmico-Funcional. 

Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa de Cristiane Fuzer e Sara Regina Scotta Cabral. Esta obra de 2014 faz parte da Coleção as Faces da Línguística Aplicada e apresenta o pensamento de Halliday discutindo aplicações no português.