• Análise de Discurso Crítica

Gêneros e materiais didáticos: dica de leitura

Muito tem se discutido nos últimos anos sobre gêneros discursivos no ensino de língua, seja na perspectiva da ADC ou de outra. Como sabemos que há vários estudos de IC com esse interesse, oportunizamos duas dicas de leitura sobre o tema. Confira abaixo!


O gênero do discurso no livro didático, por Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

RESUMO: Este artigo apresenta reflexões sobre os gêneros do discurso no livro didático de Língua Portuguesa. Pautados sobre os pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, temos como objetivo, apresentar os resultados de uma investigação realizada sobre como os gêneros do discurso são abordados durante o processo de ensino e aprendizagem de leitura, especificamente, na obra Linguagem Nova – 5º série (FARACO & MOURA, 2004). Os resultados demonstram que existe uma diversidade significativa e condizente com as propostas dos PCNs sendo apresentada. No entanto, o aspecto qualitativo do trabalho proposto para os gêneros quebra a diversidade.


Gêneros textuais nos livros didáticos de português: uma análise de manuais do ensino fundamental, por Leonor Werneck dos Santos

Este livro que ora apresentamos, em formato e-book, é composto de nove artigos elaborados como trabalho de conclusão do curso de pós-graduação “Gêneros e sequências textuais: perspectivas teóricas e aplicações ao ensino”, oferecido em 2010, na Faculdade de Letras da UFRJ. O objetivo principal desta publicação é divulgar debates teóricos que travamos durante o curso sobre gêneros e tipologias textuais e sua aplicação ao ensino e apresentar análise de alguns livros didáticos. Como proposta de trabalho final para o curso, cada um dos autores dos artigos aqui reunidos se debruçou sobre um determinado gênero textual, discutindo segundo perspectivas teóricas distintas e analisando-os em duas coleções de livros didáticos para o segundo segmento do ensino fundamental avaliadas durante o curso: Passaporte para a língua portuguesa, de Norma Discini e Lucia Teixeira (Editora do Brasil), e Tudo é linguagem, de Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi (Editora Ática). Essas coleções foram escolhidas devido à qualidade da abordagem teórica sobre gêneros, à bibliografia atualizada quanto aos estudos de texto e discurso e também devido à pluralidade de gêneros trabalhados nos volumes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental.


BOA LEITURA!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Entre em contato

Se tiver perguntas, fale conosco:

Universidade Federal de Uberlândia

Av. João Naves de Ávila 2121, Santa Mônica

- Uberlândia - MG

Instituto de Letras e Linguística

ileel@ileel.ufu.br
+55 34 3239-4254 R:4254

Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos

Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras

© 2020 por Bianca Mara Guedes. Contato: biancamgsouza@gmail.com