• Análise de Discurso Crítica

Capítulos de livros

Atualizado: Mar 9

Título: Apreciações acerca da educação remota materializadas no gênero do humor charge

Autoria: SCHWARZBOLD, C.; GUISARDI, C.M.A.A.

Ver


Título: A Reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017: uma análise discursiva crítica da propaganda governamental

Autoria: GALVÃO, F. M. de P.; OTTONI. M. A. R.

Ver


Título: A produção e aplicação de propostas centradas no ensino de língua portuguesa, por meio de gêneros, integrado às tecnologias: desafios e perspectivas

Autoria: OTTONI, M. A. R.

Ver


Título: Avaliações materializadas em uma reportagem acerca do ingresso no ensino superior por meio de cotas sociais e raciais

Autoria: GUISARDI, C. M. A. A. ; OTTONI, M. A. R.


Título: Representação discursiva da desigualdade social: limitações da educação remota em tempos de pandemia

Autoria: GUISARDI, C. M. A. A. ; OTTONI, M. A. R. .


Título: Audiodescrição: leitura e interpretação de texto multimodal para alunos com cegueira na escola regular

Autoria: GONZAGA, C. S.

Ver


Título: Representações discursivas sobre figuras públicas ao terem suas vidas expostas em notícias e comentários circulados no facebook Autoria: GUISARDI, C. M. A. de A.; PEREIRA, A. B.; SOARES, L. C.   Ver Título: Avaliação do ator social professor em diferentes gêneros do humor: uma análise discursiva crítica Autoria: GUISARDI, C. M. A. de A.; SOARES, L. C.; MELO, C. R. C. Ver

Título: Avaliações materializadas em uma reportagem acerca do ingresso no ensino superior por meio de cotas sociais e raciais.

Autoria: GUISARDI, C. M.A. de A.; OTTONI, M. A. R.

In: CHICAVA, A. K. A.; SCHÜTZ, J. A. (Org.). Educação e pesquisa: dialogando com a pluralidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, p. 341-366.

Ver


Título: Análise discursiva crítica de Sob Pressão: o gênero série de TV como forma de agir e interagir.

Autoria: SOARES, L. C.; GUISARDI, C. M.A. de A.; OTTONI, M. A. R.; OTTONI, C. R.

In: SOUZA, M. de. Imagens, corpos e vozes: arte e comunicação no contemporâneo. Londrina: Syntagma Editores, 2019, p. 185-215.

Ver


Título: Contribuições da gramática do design visual para o ensino de gêneros multimodais.

Autoria: OTTONI, M..R.; GUISARDI, C. M. A. de A.

In: HASHIGUTI, S. T.; BRITO, C. C. de P.; RIBAS, F. C. (org.). Escuta crítica: formação docente em Letras presencial e a distância. Uberlândia: EDUFU, 2019. 208 p. Il. (Série e-Classe. Educação a distância; v. 1).

Ver


Título: O Profletras: da proposta oficial aos desdobramentos nas práticas de docentes de Língua Portuguesa.

Autoria: SILVA, A. P. de PINHO; OTTONI, M. A. R.

In: SILVA, A. P. de PINHO; OTTONI, M. A. R. (org.). Contribuições oriundas do Profletras para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura no ensino Fundamental. Cáceres: Editora Unemat, 2019, p. 7-12.

Ver


Título: O ensino de Língua Portuguesa: da criação da disciplina à elaboração da Base Nacional Comum Curricular.

Autoria: GUISARDI, C. M. A. de A.; OTTONI, M. A. R.

In: SILVA, A. P. de PINHO; OTTONI, M. A. R. (org.). Contribuições oriundas do Profletras para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura no ensino Fundamental. Cáceres: Editora Unemat, 2019, p. 14-31.

Ver


Título: Análise de Discurso Crítica de uma história em quadrinhos sobre a lei Maria da Penha: somos todas Marias.

Autoria: GUISARDI, C. M. A. de A.; SOARES, L. C.; OTTONI, M. A. R.

In: FUCHS, C.; SKRSYPCSAK, D.; SCHÜTZ, J. A. (org.). Debates e diálogos educacionais: reflexões contemporâneas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p.191-222.

Ver


Título: A Mafalda na rede social Facebook: uma proposta de ensino para explorar a atitude responsiva do aprendiz.

Autoria: MELO, C. R. C. de; GUISARDI, C. M. A. de A.; OTTONI, M. A. R.

In: OLIVEIRA, A. L. de; SCHÜTZ, J. A.; AMARAL, M. A. F. do; LIMA, M. C. (org.). Vozes da educação: pesquisas e escritas contemporâneas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p.155-180.

Ver


Título: Mestrado Profissional: interações institucionais e formação docente para a educação básica.

Autoria: ALVES FILHO, E.; OTTONI, M. A. R.; ALVES, M. L. de B.

In: GUIMARÃES, S.; GONÇALVES NETO, W. (orgs.). Mestrado profissional: implicações para a educação básica. Campinas: Alínea, 2018. p.121-146.

Ver


Título: Apresentação.

Autoria: OTTONI, M. A. R. et al.

In: OTTONI, M. A. R. et al. (org.). Propostas didáticas para o ensino de língua portuguesa: contribuições do Profletras. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018, p.7-10.

Ver


Título: Multiletramentos e multimodalidade: uma proposta didática com o gênero histórias em quadrinhos em consonância com a Gramática do Design Visual e com aulas do Portal do Professor.

Autoria: GUISARDI, C. M. A. de A.; OTTONI, M. A. R.

In: OTTONI, M. A. R. et al. (org.). Propostas didáticas para o ensino de língua portuguesa: contribuições do Profletras. 1. ed.Curitiba: Appris, 2018. p. 205-232.

Ver


Título: Os operadores argumentativos em artigos de opinião.

Autoria: SCHWARZOLD, C.; OTTONI, M. A. R.

In: OTTONI, M. A. R. et al. (org.). Propostas didáticas para o ensino de língua portuguesa: contribuições do Profletras. 1. ed.Curitiba: Appris, 2018. p. 247-268.

Ver


Título: Proposta de leitura com gênero discursivo tira: a Mafalda na sala de aula.

Autoria: MELO, C. R. C. de; OTTONI, M. A. R.

In: OTTONI, M. A. R. et al. (org.). Propostas didáticas para o ensino de língua portuguesa: contribuições do Profletras. 1. ed.Curitiba: Appris, 2018. p. 269-284.

Ver


Título: O humor na construção dos sentidos: uma proposta de leitura de charges para o ensino fundamental.

Autoria: SILVA, C. A.; OTTONI, M. A. R.

In: OTTONI, M. A. R. et al. (org.). Propostas didáticas para o ensino de língua portuguesa: contribuições do Profletras. 1. ed.Curitiba: Appris, 2018. p. 303-340.

Ver


Título: Da formação e qualificação de professores à prática em sala de aula: reflexos dos estudos sobre letramento, multiletramentos e letramentos digitais.

Autoria: DIAS, A. V. M.; OTTONI, M. A. R.

In: MAGALHÃES, T. G.; GARCIA-REIS, A. R.; FERREIRA, H. M. (org.). Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente. Campinas, SP: Pontes Editora, 2017, p. 255-276.

Ver


Título: Apresentação.

Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: OTTONI, M. A. R. (Org.). O Portal do Professor: contribuições e implicações para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 9-14.

Ver


Título: Ensino de língua portuguesa, gênero do discurso, multimodalidade e tecnologias da informação e da comunicação.

Autoria: OTTONI, M. A.R.; GUISARDI, C. M. A. de A.

In: OTTONI, M. A. R. (Org.). O Portal do Professor: contribuições e implicações para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 15-30.

Ver


Título: O Portal do Professor: a perspectiva do Ministério da Educação, de professores bolsistas e de professores de língua portuguesa de escolas públicas.

Autoria: OTTONI, M. A. R. et al.

In: OTTONI, M. A. R. (Org.). O Portal do Professor: contribuições e implicações para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 31-66.

Ver


Título: A multimodalidade em sugestões de aulas do Portal do Professor.

Autoria: OTTONI, M. A. R.; FERNANDES, M. J. da S.

In: OTTONI, M. A. R. (Org.). O Portal do Professor: contribuições e implicações para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 93-112.

Ver


Título: O gênero discursivo tira no Portal do Professor.

Autoria: OTTONI, M. A. R; MELO, C. R. C. de.

In: OTTONI, M. A. R. (Org.). O Portal do Professor: contribuições e implicações para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 187-212.

Ver


Título: As oficinas: construindo conhecimentos com docentes de escolas públicas do Triângulo Mineiro.

Autoria: OTTONI, M. A. R. et al.

In: OTTONI, M. A. R. (Org.). O Portal do Professor: contribuições e implicações para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 213-238.

Ver


Título: As representações identitárias de gênero no humor sexista.

Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: OTTONI, M. A. R.; LIMA, M. C. de (org.). Discursos, identidades e letramentos: abordagens da Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Cortez, 2014, p. 25-62.

Ver


Título: Reflexos nas mudanças no ensino de Língua Portuguesa na constituição identitária do professor.

Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: TEIXEIRA, M. et al (org.). Encontros da Língua Portuguesa: ensinar e aprender português num mundo plural. Santarém (PT): Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal de Uberlândia, 2013, p. 211-239.

Ver


Título: A representação discursiva de um caso de violência escolar na mídia brasileira.

Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: PAULA, M. H. de; PAULA, L. G. de (org.). Confluências na Linguagem: língua, discurso e ensino. Goiânia: Gráfica e Editora América Ltda, Editora Kelps, 2013, p. 133-145.

Título: Dois casos de violência no Brasil: a representação de fatos e de atores sociais em gêneros da mídia impressa.


Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: SATO, D. T. B.; BATISTA JUNIOR, J.R.L; (org.). Contribuições da Análise de Discurso Crítica no Brasil: uma homenagem a Izabel Magalhães. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p. 69-96.

Ver


Título: Memória, história oral e discurso: a constituição identitária de idosos internos em uma instituição de longa permanência.

Autoria: OTTONI, M. A. R. et al.

In: SANTOS, A. C. O. dos; SANTOS, A. C. dos; CARVALHO, R. F. de. (orgs.). Diálogos, comunidade, cidadania: o Programa Conexões de Saberes na UFU. Uberlândia: DIGRA/UFU e PROEX, 2011, p. 132-147.

Ver


Título: A construção discursiva e semiótica das identidades de gênero em diferentes gêneros do humor.

Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: SILVA, Denize Elena Garcia da; LEAL, Maria Christina Diniz Leal; PACHECO, Marta Carvalho de Noronha (orgs). Discurso em questão: representação, gênero, identidade, discriminação. Goiânia: Cânone, 2009a, p. 165-175.

Ver


Título: As representações identitárias em gêneros do humor.

Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: AQUINO, Z. G. O. de & GIL, B. D.(orgs.). Estudos do discurso: diferentes perspectivas. João Pessoa, Ideia, 2009, artigo 38 da sessão de comunicações individuais.

Ver


Título: A construção de sentidos e de identidades no discurso humorístico.

Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: GAMA-KHALIL, M. M., STAFUZZA, G. & FRANÇA, T. M. (orgs.). Análise do discurso: sujeito e subjetividade. Uberlândia: EDUFU, 2008, p. 584-599.

Ver


Título: Análise de discurso crítica das relações de gênero no humor.

Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: MAGALHÃES, J. S. de; TRAVALIA, L.C. (org). Múltiplas perspectivas em Lingüística. EDUFU, 2008, p. 1926-1936.

Ver


Título: O humor na internet: análise de discurso crítica de gênero discursivo eletrônico.

Autoria: OTTONI, M. A. R.

In: TRAVAGLIA, L. C. et al (orgs.). Lingüística: caminhos e descaminhos em perspectiva. Uberlândia: EDUFU, 2006, p. 82-94.

Ver

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Teses

Título: As representações discursivas da reforma do ensino médio, lei 13.415/2017, em diferentes gêneros do discurso Autora: Flávia Motta de Paula Galvão Orientadora: Maria Aparecida Resende Ottoni Ve

Dissertações

Título: Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA Autora: Marcela Cristiane da Silva Orientadora: Maria Aparecida Resende Ottoni Ver Título: Leitura e escrita por meio do

Livros

Título: Pesquisas Efervescentes em Linguagem e Sociedade: retratos de um Brasil pandêmico. GUISARDI, C.M.A.A; CHAGAS, L. A (Org.) ; PEREIRA, A. B. (Org.) Ver Título: Os discursos de um Brasil Efervesc

Entre em contato

Se tiver perguntas, fale conosco:

Universidade Federal de Uberlândia

Av. João Naves de Ávila 2121, Santa Mônica

- Uberlândia - MG

Instituto de Letras e Linguística

ileel@ileel.ufu.br
+55 34 3239-4254 R:4254

Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos

Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras

© 2020 por Bianca Mara Guedes. Contato: biancamgsouza@gmail.com