• Análise de Discurso Crítica

Artigos em periódicos

GUISARDI, C. M. A. de A.; PEREIRA, A. B.; SOARES, L. C. A representação discursiva em charges dos atores sociais beneficiados pelo bolsa família: uma análise pautada no significado representacional e no eixo do saber. Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 8, n. 1, p. 114 - 135.

Ver


GUISARDI, C. M. A. de A. ; OTTONI, M. A. R. Uma abordagem discursiva do gênero anúncio publicitário no ensino de Língua Portuguesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 175-210, jan. mar. 2019.

Ver

OTTONI, M. A. R. Análise de Discurso Crítica e etnografia. Alfa, São Paulo, v.62, n.2, p.411-415, 2018.

Ver

OTTONI, M. A. R. Critical Discourse Analysis and Ethnography. Alfa, São Paulo, v.62, n.2, p.409-414, 2018.

Ver

MARINE, T. de C.; ALVES, M. M.; OTTONI, M. A. R.; SANTOS, R. F. Contação de causos em redes sociais virtuais: entrelaçamento entre modernidade e tradição. RevLet - Revista Virtual de Letras, v. 10, n. 01, p. 201-222, jan/jul. 2018.

Ver

OTTONI, M. A. R; SILVA, W. B. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Língua Portuguesa: uma análise de sugestões de aulas disponíveis no Portal do Professor. Calidoscópio, v. 15, n. 3, p. 550-556, set/dez. 2017.

Ver

SILVA, G. das G. e; OTTONI, M. A. R. Conectando multissemioses e tecnologias digitais à prática de ensino de Língua Portuguesa. Revista do SELL, v.6, n.3, p. 1-20, dez. 2017.

Ver

OTTONI, M. A. R. Um estudo sobre o gênero oral entrevista em telejornais. Olhares & Trilhas, v. 19, n. 2, p. 25-65, jul./dez. 2017.

Ver

ANDRADE, V. A. B.; OTTONI, M. A. R. Caracterização do gênero stand up. Olhares & Trilhas, v. 19, n. 2, p. 144-169, jul./dez. 2017.

Ver

MELLO, M. de F. et al. A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio. Revista do GELNE, v. 19, n. Especial, p. 16-27, 2017.

Ver

OTTONI, M. A. R.; DIAS, E.; MARINE, T. de C. Apresentação. Resultados de pesquisas desenvolvidas no PROFLETRAS: possibilidades de intervenção. Letras & Letras, v. 33, 1, p. 6-15, jan./jul. 2017.

Ver

OTTONI, M. A. R.; DIAS, E.; MARINE, T. de C. Apresentação. Resultados de pesquisas desenvolvidas no PROFLETRAS: refletindo sobre diferentes metodologias de ensino de Língua Portuguesa. Letras & Letras, v. 32, 4, p. 6-13, jul./dez. 2016.

Ver

OTTONI, M. A. R.; DIAS, E.; MARINE, T. de C. Apresentação. Resultados de pesquisas desenvolvidas no PROFLETRAS: caminhos possíveis. Letras & Letras, v. 32, 2, p. 7-15, jul./dez. 2016.

Ver

BARBOSA, J. B.; MARINE, T. de C.; OTTONI, M.A. R.; COSTA, D. S. de. Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no cenário atual brasileiro. Revista do SELL, v. 5, n.1, p. 1-19, 2016.

Ver

OTTONI, M. A. R.; LEÃO, C. de D.M.E.; SOUZA, D.F.B.G. de. Gênero teatral no caderno educacional: uma análise à luz da perspectiva sociodiscursiva bakhtianiana. Revista (Con) Textos Linguísticos. v. 9, n. 12, p. 182-198, 2015.

Ver

OTTONI, M. A.R.; MOURA, M.A.E. de. A representação da indisciplina escolar em revistas brasileiras: uma análise discursiva crítica. Estudos da Língua(gem). Vitória da Conquista, vol. 12, n. 2, p. 255-274, dez. 2014.

Ver

OTTONI, M. A.R. A representação discursiva do ator social Michael Jackson e de sua morte em gêneros da esfera jornalística. Rev. De Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, vol. 22, n.1, p. 237-273, jan./jun. 2014.

Ver

SILVA JÚNIOR, I. B.; OTTONI, M. A. R. Corpo, discurso e representação: uma análise imagética do homossexual na revista Veja. Horizonte Científico. Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 1-20, 2013. (4º artigo da área de Linguística e Letras).

Ver

OTTONI, M. A. R (org.) Apresentação. In: FROMM, G.; OTTONI, M. A. R. (org.) Dominíos de Lingu@gem – Linguagem escrita e linguagem falada. Uberlândia, vol 7, n. 2 (temático), p. 6-11, jul./dez. 2013.

Ver

DIAS, E.; OTTONI, M. A.R. Apresentação. In: OTTONI, M. A. R; DIAS, E. (org.) Letras & Letras - Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa: teoria e prática. Uberlândia, v.29, n.2 (temático), p.1-5, 2013.

Ver

DIAS, E.; OTTONI, M. A.R. Ensino dos gêneros discursivos: sequências didáticas do Portal do Professor. Letras & Letras - Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa: teoria e prática. Uberlândia, v.29, n.2, p.1-15, 2013.

Ver

OTTONI, M. A. R.; PAULA, F. M. de. Professores de Língua Portuguesa e mídia impressa: inserção das novas TICs na educação. Cadernos de Linguagem e Sociedade. Brasília, v. 13, n. 2, p. 11-35, 2012.

Ver

BATISTA, C. T.; OTTONI, M. A. R. A representação da mulher nas plataformas de governo de uma candidata e de um candidato à presidência da república nas eleições de 2010 no Brasil. Horizonte Científico. Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 1-25, 2012. (2º artigo da área de Linguística e Letras).

Ver

MOURA, M. A. E. de; OTTONI, M. A. R. Uma análise discursiva crítica da representação da indisciplina em reportagens e artigo de opinião das revistas “Veja” e “Época”. Horizonte Científico. Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 1-29, 2012. (3º artigo da área de Linguística e Letras).

Ver

MOURA, M. A. E. de; OTTONI, M. A. R. A representação da indisciplina nas revistas “Nova Escola” e “Do Professor”: uma análise discursiva crítica. Horizonte Científico. Uberlândia, v. 5, n. 2, p. 1-30, 2011. (10º artigo da área de Linguística e Letras).

Ver

OTTONI, M.A.R. A recontextualização, a multimodalidade e o hibridismo na abordagem dos gêneros do humor. Revista do SELL. Uberaba, v. 3, n. 3, p. 196-208, 2011.

Ver

OTTONI, M. A. R. et al. Narrativas de vida: a constituição identitária de idosos. Revista Educação Popular. Uberlândia, v.10, p. 56-65, jan./dez. 2011.

Ver

OTTONI, M. A. R.; MACIEL, L. L.; SILVA, L. A. da. Análise de Discurso Crítica: o tratamento dado pela mídia e pelo estado aos dependentes químicos. Domínios de Lingu@gem. Uberlândia, v.5, n. 1, p. 1-18 (8º artigo), 1º sem./ 2011.

Ver

DIAS, E.; MESQUITA, E. M. de C.; FINOTTI, L. H. B.; OTTONI, M. A. R.; LIMA, M. C. de; ROCHA, M. A. de F.. Gêneros textuais e(ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura? Interacções. Portugal, v. 7, n. 19, p. 142-155, 2011.

Ver

OTTONI, M. A. R et al. A presença e a abordagem de gêneros multimodais em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. Polifonia. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – Mestrado [do] Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, ano 17, n. 21, p. 101-132, 2010.

Ver

DIAS, E.; MESQUISTA, E. M. de C.; FINOTTI, L. H. B.; ROCHA, M. A. de F.; OTTONI, M. A. R.; LIMA, M. C. de. A contribuição dos livros didáticos para o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa nas escolas brasileiras. Polifonia. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – Mestrado [do] Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, ano 17, n. 21, p. 133-149, 2010.

Ver

PAULA, F. M. de; OTTONI, M. A. R. Percorrendo os caminhos da Análise de Discurso Crítica: uma amostra do discurso da mídia impressa sobre a inserção das novas TICs na educação. A Margem. Uberlândia, ano 3, n. 6, p. 98-108, jul/dez/2010.

Ver

DIAS, E.; OTTONI, M. A.R.; LIMA, M. C. de. Reflexões sobre o ensino da leitura na perspectiva interativa. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI. Erechim, vol. 6, n. 9, p. 172-6, maio de 2010.

Ver

OTTONI, M. A. R. & LIMA, M. C. de. Resenha do livroComo se corrige redação na escola’. Letras & Letras. Uberlândia, 24 (1), p. 141-143, jan./jun. 2008.

Ver

OTTONI, M. A. R. O papel dos/as educadores/as como intelectuais transformadores/as e a construção de uma consciência lingüística crítica. Olhares & Trilhas. Uberlândia, ano VIII, n. 8, p. 91-97, 2007.

Ver

OTTONI, M. A. R. Nos caminhos da análise de discurso crítica: uma amostra de abordagem de um editorial jornalístico. Letras & Letras. Uberlândia, 23 (1), p. 105-122, jan./jun.2007.

Ver

OTTONI, M. A. R. A constituição de identidades no discurso humorístico. Letras & Letras. Uberlândia, 22 (2), p. 261-286, jul./dez. 2006.

Ver

OTTONI, M. A. R. A coerência em textos humorísticos radiofônicos. Letras & Letras. Uberlândia, 21 (1), p. 153-193, jan./jun. 2005.

Ver

OTTONI, M. A. R. Resenha do livro Methods of critical discourse analysis. Cadernos de Linguagem e Sociedade. Brasília, v. 7, p.143-9, 2004-5.

Ver

OTTONI, M. A. R. Resenha do livro Eu e tu: a constituição do sujeito no discurso médico. Revista da ANPOLL. Brasília, n. 16, p. 403-411, jan./jun. 2004.

Ver

OTTONI, M. A. R. Resenha do livro Eu e tu: a constituição do sujeito no discurso médico. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, v. 12, p. 191-198, 2004.

Ver

OTTONI, M. A. R. Resenha do livro Discurso, gênero e educação. Cadernos de Linguagem e Sociedade. Brasília, v. 6, p. 130-137, 2003.

Ver

OTTONI, M. A. R. & LIMA, M.C. de. Resenha do livro Os discursos do descobrimento: 500 e mais anos de discurso. Cadernos de Linguagem e Sociedade. Brasília, v. 6, p. 165-170, 2003.

Ver

OTTONI, M. A. R.. A leitura oral no curso de secretariado executivo: um relato de experiência. Guaiás, Caldas Novas, l(l):19-23, 2001.

OTTONI, M. A. R. As modalidades oral e escrita e o uso dos modalizadores. Cadernos de linguagem e sociedade. Brasília: UnB/Ceam/Neli/Thesaurus, 4:79-93, 2000.

Ver

OTTONI, M.A.R. & GOMES, V. A. A leitura oral: uma proposta de trabalho. Além das letras. Morrinhos, l(l): 6-18, out/2000.

OTTONI, M.A.R. Um estudo da coerência em textos humorísticos do programa "Café com bobagem". Letras & Letras. Uberlândia. 13 (2): 219-245, jul/dez. 1997.

OTTONI, M. A. R. Uma análise fonológica do dialeto Yorubá usado no culto OMOLOKO. In: Letras & Letras. Uberlândia, 13(2): 247-264, jul/dez. 1997.

MESSIAS, Ivanir Terezinha de Oliveira et alii. A concepção de amor na cultura brasileira: solteiros x casados. In: Letras & Letras. Uberlândia, 13 (2): 125-143, jul/dez.1997.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Teses

Título: As representações discursivas da reforma do ensino médio, lei 13.415/2017, em diferentes gêneros do discurso Autora: Flávia Motta de Paula Galvão Orientadora: Maria Aparecida Resende Ottoni Ve

Dissertações

Título: Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA Autora: Marcela Cristiane da Silva Orientadora: Maria Aparecida Resende Ottoni Ver Título: Leitura e escrita por meio do

Livros

Título: Pesquisas Efervescentes em Linguagem e Sociedade: retratos de um Brasil pandêmico. GUISARDI, C.M.A.A; CHAGAS, L. A (Org.) ; PEREIRA, A. B. (Org.) Ver Título: Os discursos de um Brasil Efervesc

Entre em contato

Se tiver perguntas, fale conosco:

Universidade Federal de Uberlândia

Av. João Naves de Ávila 2121, Santa Mônica

- Uberlândia - MG

Instituto de Letras e Linguística

ileel@ileel.ufu.br
+55 34 3239-4254 R:4254

Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos

Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras

© 2020 por Bianca Mara Guedes. Contato: biancamgsouza@gmail.com