Nossas linhas de pesquisa

Discurso e Ensino esta linha de pesquisa agrega estudiosos envolvidos em pesquisas relacionadas ao discurso vinculado ao campo do ensino.

Gêneros, Discursos e Identidades em diferentes práticas sociais objetiva desenvolver estudos, com base na Análise de Discurso Crítica e/ou Linguística Sistêmico-Funcional, voltados para a investigação dos gêneros, discursos e identidades em diferentes práticas sociais.

Letramentos, Multiletramentos, Tecnologias e Inclusão reúne estudiosos interessados em uma das temáticas: letramentos, multiletramentos, tecnologias e inclusão.

As múltiplas abordagens em ADC

Dialético-relacional

Essa abordagem tem o intuito de estabelecer por meio do discurso o diálogo entre questões sociais e a linguagem, baseando-se em um viés histórico conjuntamente com as experiências humanas. Essa vertente se pauta em modos de representações discursivas com a finalidade de compreender as construções de relações sociais, de estruturação e contestação de hegemonias discursivas (FAIRCLOUGH, 2003).

Norman Fairclough

Histórico-discursiva

A abordagem Histórico-Discursiva é um modelo teórico que dá ênfase à análise histórica discursiva, tendo em vista que o contexto é sempre como visto um elemento histórico. Essa abordagem pretende estabelecer uma teoria do discurso atrelada aos campos de ação, dos gêneros, dos textos e dos discursos. Assim, ela se concentra, sobretudo, no desenvolvimento de quadros conceituais para a análise do discurso político, de modo a fazer uso extenso da teoria da argumentação (WODAK; MEYER, 2009).

Ruth Wodak | Martin Reisigl

Universidade de Lancaster e Universidade de Viena

Sociocognitiva

A abordagem sociocognitiva encontra-se situada na sociopsicológica, sendo baseada na teoria das representações sociais de Moscovici (2000). Desse modo, essa abordagem defende o argumento de que os atores sociais em uma dada situação discursiva não usam somente suas experiências e estratégias individuais, tendo em vista que eles utilizam espécies de quadros coletivos de percepções, isto é, de representações sociais. Assim, “Essas percepções socialmente compartilhadas formam o elo entre o sistema social e o sistema cognitivo individual, e realizam a tradução, a homogeneização e a coordenação entre os requisitos externos e a experiência subjetiva” (WODAK; MEYER, 2009, p. 25).

Teun A. van Dijk

Universidade Pompeu Fabra

Linguística de Corpus

De acordo com Wodak e Meyer (2009), a Linguística de Corpus é vista como uma extensão linguística da ADC, de natureza quantitativa, que fornece dispositivos linguísticos adicionais para uma análise detalhada, podendo ser usada no contexto de qualquer abordagem da ADC.

Gerlinde Mautner

Universidade de Economia e Negócios de Viena

Atores Sociais

Essa abordagem se refere a um amplo escopo das teorias sociológicas e linguísticas, sobretudo, àquelas que “[...] explicam o papel da ação para estabelecer a estrutura social: a representação é baseada na prática, naquilo que as pessoas fazem – é a primazia da prática que constitui o núcleo teórico” (WODAK; MEYER, 2009, p. 26) da abordagem de atores sociais.​

Theo van Leeuwen

Universidade de Tecnologia de Sydney

Análise de Dispositivo

Essa abordagem é baseada na noção de discurso que se aproxima mais das explicações estruturalistas, como a proposta por Michel Foucault, por exemplo, apesar de se distanciar em alguns aspectos. Para essa abordagem, o elo entre o discurso e a realidade é o ator social. Desse modo, Jãger e Maier se baseiam no construtivismo social de Ernesto Laclaus no que concerne ao posicionamento epistemológico adotado, fato que faz com que essa abordagem negue qualquer realidade social fora do discurso. Assim, a Análise de Dispositivo “[...] introduz um dualismo de discurso e de realidade social” (WODAK; MEYER, 2009, p. 25).

Siegfried Jäger | Florentine Maier

Instituto Duisburg de Pesquisa Linguística e Social | Universidade de Economia e Negócios de Viena

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